terça-feira, 11 de maio de 2010

Educação a Distância no Brasil


A educação a distância é um tema que ganha grande repercussão em nossa sociedade, embora alguns já utilizam há tempos este mecanismo (educação por correspondência), tem-se repetido as estratégias de ambientes presenciais: provas escritas presenciais, testes de múltipla escolha, questões de resposta aberta, trabalhos finais e problema com autenticidade de quem realiza a prova.
Como o EAD não tem uma sala de aula tradicional e um grupo relativamente homogêneo de estudantes, o que possibilita ao docente a realimentação face-a-face durante a aula, utilizando-se de perguntas, comentários, linguagem corporal, expressões faciais entre outras. Utilizam-se ferramentas como Chat, fóruns de dúvidas, o que nem sempre proporciona avaliar o estudante na integridade.
A melhoria no processo de avaliação para o ensino a distância deve ser continuo, não é suficiente adaptar a experiência anterior do docente para sua realização.A constante evolução das tecnologias cria novos desafios para o educador, que deve estar em treinamento continuo sobre os conceitos, utilização e perspectivas de evolução da informação; nossos alunos já nascem com todo o aparato tecnológico, não têm medo de ousar, a cada momento querem conhecer novos mundos virtuais; todo este processo é muito vantajoso para a aprendizagem, cabendo ao docente o papel de orientador e mediar.
A educação a distância apresenta três vantagens importantes, demonstra a flexibilidade de um horário flexível, não tem aulas presencias todos os dias e interação dos alunos via Internet. Mas também apresenta três pontos que dificultam sua utilização: grupos heterogêneos, não há feedback face-a-face e não tem um controle do ritmo do aluno (ao menos em atividades assíncronas).
Ainda na perspectiva anterior, o professor deve compreender e ao mesmo tempo ser compreendido como um mediador. Mas, para que isso aconteça com sucesso, o professor necessita estar sempre informado e capacitado para exercer sua atividade de professor-mediador.
Para finalizar, os recursos tecnológicos estão se tornando de suma importância para a dinamização e a integração entre professor e aluno, desde que os mesmos tenham acesso e conhecimento dessas inovações, fato que poderá acarretar em um futuro próximo, a melhoria na qualidade de atuação de todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem.
A utilização de novas tecnologias aliadas a necessidade de se aprender rapidamente vem tornando o ensino a distância uma ferramenta útil nos dias atuais. A procura por mecanismos computacionais que permitam evolução desta tecnologia não pára de crescer, entre estas tecnologias destacam-se os Objetos de Aprendizado que são entidades digitais que procuram promover a perfeita divulgação e organização da informação na Internet.
Grupo: Camila Silva, Jussara Alves, Nayara Alves, Silvana Soares, Simone Almeida e Paula Furbino

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